sexta-feira, 28 de maio de 2010

De onde vim...

Estava eu fuçando na net, quando resolvi pesquisar o nome do meu avô....achei dados da cidade onde nasci e onde meus pais e irmãos ainda moram....eu já sabia, mais fiquei orgulhosa de saber que minha família ajudou a construir esse lugar.....

Marilena


O município de Marilena no extremo noroeste do Paraná, é uma das pequenas cidades do interior que já tem no turismo o seu forte aliado para o desenvolvimento. Por ter nome de mulher-menina e ter o privilégio de ser o ponto do encontro dos rios Paraná e Paranapanema, é conhecida carinhosamente de “MARILENA A MENINA DOS RIOS”.

Como cenário turístico, os turistas são brindados com o “Encontro das Águas” dos rios Paraná e Paranapanema e a tríplice fronteira com os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O município ainda se destaca na zona urbana pela arborização, com lindas sibipirunas, e pelo seu traçado planejado. Logo na entrada da cidade, o turista se depara com o Parque Iracema, uma área de lazer que inclui lago, pista para caminhada, campo de futebol de areia, parque infantil, quadra de vôlei, bocha e lanchonete.

 Histórico

O Município teve seu início por volta de 1948, a cargo das Empresas Colonizadoras Paranapanema e Colonizadora Marilena. A região, de terra fértil e propícia ao plantio de café, foi desbravada por pessoas que vieram de toda a parte do País .Essas empresas eram compostas pelos Senhores Índio Brasileiro Borba, José Volpato e Abelardo Alcântara. Devido ao grande respeito e consideração à esposa de um dos componentes da Empresa, Senhora Maria Elena Volpato, é que foi dado o nome de Marilena a cidade.

Um dos pioneiros que chegaram a região foi o Sr. Henrique Palma (meu avô paterno), residente e proprietário da Fazenda Boa Vista, na localidade de Areia Branca, que chegando ao Município por volta do ano de 1939, chefiando vários homens, abriu um picadão partindo do Porto São José até a cidade de Paranavaí, o qual servia na época para a passagem de boiadas vindas do Mato Grosso.

O início da colonização porém efetivou-se por volta do ano de 1948, quando as empresas determinaram seu procurador Antônio Scandelari para executar o loteamento da cidade e a venda dos lotes.
A região, de terra fértil e propícia para o plantio de café, foi desbravada por pessoas que vieram de toda a parte do país, como os senhores Armindo Constantino Mazzotti (meu avô materno), Manoel Barbosa Vieira, Atílio São João, Antônio Adão, João Umbertino, Gentil Scotá, João Gomes e muitos outros.

Marilena integrou o município de Nova Londrina como distrito administrativo até 18 de outubro de 1967, quando pela Lei no 5.678 de 19 de outubro de 1967, foi elevada a categoria de município
A instalação oficial deu-se em 16 de janeiro de 1969, com a posse do primeiro prefeito eleito, Sr. Ernesto Mazzotti (meu tio). A área territorial de Marilena estendeu-se até as margens dos Rios Paraná e Paranapanema, fazendo divisa com os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e no Estado do Paraná confronta-se com os municípios de Loanda, São Pedro do Paraná e Nova Londrina, este último do qual foi desmembrado.

3 comentários:

Reflete aí comigo vai...