domingo, 28 de outubro de 2012

Especialista em uma coisa e analfabeta funcional em outra...

Augusto Paz
O be a bá do marketeiro apaixonado ou O amor segundo Kotler

Philip Kotler, além de ser um senhorzinho boa praça, é considerado o pai do marketing moderno e, por mais que se recusem a aceitar, o marketeiro tem muito a ensinar sobre os assuntos afetivos. Ambos, amor e marketing, tratam de entrega de valores. Portanto, se você tiver uma loja ou um pretendente, não prometa entregar um valor de que não dispõe, pois a discrepância entre valor prometido e valor oferecido pode gerar o que se chama de Dissociação Cognitiva. Trocando em miúdos, aquela sensação chatinha de que se fez um mau negócio. 

Pior ainda, a dissociação cognitiva pode gerar buzz negativo e você pode acabar mal falado na praça. O procedimento mais inteligente é se engajar em uma análise SWOT, que contempla forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do ambiente de marketing e permite maior conhecimento daquilo que se pretende oferecer.

Quem se conhece, sabe daquilo que pode ou não ofertar, não se decepciona, nem decepciona a terceiros. O foco no público alvo correto é condição crucial para o sucesso. Aquele que sabe o que quer não perde tempo nem gasta energia à toa, pois já determinou na mente do potencial consumidor o posicionamento correto de sua marca. Os aventureiros que se lançam ao sabor do mercado podem experimentar dissabores consideráveis. 

Timing, paciência e autoconhecimento são pontos chave para a felicidade nessas áreas, mas não se engane pensando que são garantia de alguma coisa. Coração e mercado são dois terrenos pra lá de dinâmicos. E aí é que mora a beleza da coisa.

Um comentário:


  1. A nossa cara esse texto Silvia Angelica. Beijo gatona.

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