sábado, 17 de maio de 2014

Hope...



Expectativa: esperar, desejar, ter esperança....

Diz a lenda que a pior coisa para um relacionamento é quando um dos envolvidos cria expectativas. Falsas ou verdadeiras expectativas, o fato é que projetar qualquer coisa para o futuro pode ser o primeiro passo para a falha do tal projeto. O que a lenda reza, contudo, é contrário do que prega a lógica. Pelo raciocínio matemático, tudo o que precisa ser fundado, construído, edificado, precisa antes de um plano, uma expectativa. É que mais do que uma projeção do futuro, a expectativa é uma esperança, uma aposta benevolente no universo. E nos dois cenários possíveis (criar ou não criar expectativas), o não amar é sempre mais doloroso, podem acreditar.

Era a expectativa o que me fazia acreditar, queda após queda, que o próximo amor seria melhor, mais intenso, mais profundo, mais pra sempre. E era isso que me enchia de coragem para enfrentar tantas decepções quanto fossem necessárias, até ver meu sonho falhar de novo ou triunfar enfim.Mas o que eu tenho hoje é a falta de esperança de quem não espera nada. De quem não espera encontrar o amor, esbarrando ombros numa livraria. De quem não espera se apaixonar no primeiro beijo. De quem não espera ser apresentada por uma amiga. De quem não espera fixar o olhar em alguém no meio de uma multidão. De quem não espera o tempo certo, por que está cansada, decepcionada, desestimulada.

Eu acreditava que não criar expectativas deixaria a vida mais leve, o caminho mais fácil. E no começo é essa a falsa sensação de liberdade que temos. Mas depois percebemos que essa leveza é passageira e que esse desapego nos preenche de um imenso vazio, tão vasto, que fica difícil alguém entrar nesse espaço de novo. A falta de expectativas nos distancia da capacidade de incluir o outro na nossa vida, de pensar no plural e enxergar que alguém pode andar ao nosso lado. A falta de expectativas nos priva dessa vontade de imaginar em 2 segundos, nossa vida inteira com outra pessoa, e nessa falta de planos, não apostamos, fundamos, edificamos nem construímos nada. Nem prédios, nem amor.



3 comentários:

  1. Muito bom o teu texto.
    E muito verdadeiro.

    http://vidanadaperene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com você tudo é tão intenso, eu sempre ouvi dizer que quando você pede algo a Deus, você tem que pedir sempre em suas orações, já ouvi também dizer coloque nas mãos de Deus e esqueça, já que não temos a fórmula segue seu coração, beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  3. Quando dessa leitura lembrei de você e quero compartilhar

    O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele. Mas outras que não vemos, embora existam.

    São as coisas que lemos. Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que elas apareçam diretamente em nossas cabeças. Se não lemos, todos esses conhecimentos que estão guardados nos livros não aparecem para nós. Quem não lê só vê uma parte das coisas do mundo, e não conseguem conhecer tudo.

    Com a leitura você pode viajar sem se levantar da cadeira. Conhecer gente muito interessante sem precisar conviver com ela. Vai rir e chorar com histórias de pessoas que só existem nos livros. E cada página, faz a gente dizer: “Eu não tinha pensando nisso”. Um bom jeito de descobrir algumas das mil formas de viver está refletido naquilo que se lê.

    E as pessoas ainda me dizem; que vou ficar maluca de tanto ler, mas prefiro ficar louca lendo a enlouquecer por pessoas desinteressadas.

    Será que ninguém vai perceber que os livros, fazem parte da minha vida? Certamente. Não jogue fora a chance de saber mais. Não fique por fora.

    ResponderExcluir

Reflete aí comigo vai...