domingo, 7 de dezembro de 2008

10.07.08 - Lá se vão cinco meses sem ela....


Desde o dia 11 de janeiro não há um dia se quer que não penso em ti, minha vó...
Te vejo nas cenas cotidianas...no olhar dos nonos e nonas que cruzam meu caminho... te vejo nas cenas explícitas de amor que presencio e te vejo na saudade constante que povoa meu coração...
Muitas vezes quero me penitenciar por não ter curtido mais tua presença...
Hoje de manhã, durante meu banho refletia como foi maravilhoso voltar ao seu convivio em seus últimos dias de vida. Mesmo estando tão fragilizada, tão dependente, tu não deixaste de pensar em nós, seus netos, filhos , noras, genros, bisnetos e amigos que foste cultivando ao longo dos seus 74 anos...


Quando sua memória e consciência vacilava, ainda assim, tu te preocupavas com nosso almoço, com sua costura, seu crochê e com a polenta no fogão à lenha...
Muitas vezes vó....saí de perto de você e fui chorar escondida...te ver tão fragilizada me dava medo de perdê-la....mas não queria que a senhora percebesse isso...


Queria dizer que a senhora virou a minha boneca nesses dias...me sentia honrada em poder te dar banho, ensaboar cuidadosamente teus cabelos, deixá-los cheirosinhos e penteá-los...
Acordar na madrugada para lhe dar água, vitamina ou fazer massagens em suas pernas era uma benção e uma forma de ver que a senhora estava viva e respirando, já que, me deste um grande susto na segunda noite que estive em sua companhia... Naquele dia Deus ouviu a minha mais sincera súplica, para não deixar a senhora partir... e Ele me atendeu....para minha alegria....


Lembra vó que a senhora andava vendo um piázinho ao seu lado na cama? Eu dizia: - vó, é só um travesseiro para segurar suas costas ou descansar tuas pernas....a senhora sorria e dizia: querida...parecia que era uma criança...
Foram sucessivas as vezes que isso aconteceu... até que aquela criança ganhou um nome...a senhora disse que ele se chamava Caio...


Fico aqui me questionando...quem era esse bebê chamado Caio? Era um anjo que veio te buscar ou pra te fazer companhia, já que, a senhora não queria ficar sozinha em momento algum???
Sempre, queria que durante a tarde eu ficasse ao seu lado....
Vó, vou lá fora um pouco tá? - Volta logo querida...venha deitar aqui comigo....Não esqueci disso quando a ví lá no hospital, já sem vida....eu dizia pra tia Dione....tia não vamos embora...ela não queria ficar sozinha...


Muitos não compreenderam, mas durante seu velório também fiz questão de ficar ao seu lado o tempo todo...parece que ouvia a senhora dizer: Silvinha...fique aqui...não me deixe só...
Ah vó!!!!....quão mais presente eu poderia ter sido em sua vida...quanta vezes mais eu poderia dizer-te que te amava...


Guardo aqui, bem viva em minha memória a lembrança minha, da Sandra, da May, da Vi e da mãe ao seu redor lá no quarto...te dando tchau e pedindo para que a senhora se alimentasse bem pra se recuperar...disse que em julho eu iria voltar para passar minhas férias com a senhora ...
....todas nós te beijamos e dissemos que a amávamos... a senhora nos olhou e disse: eu também amo vocês.......MUITO....


Enfim minha amada avó....morro de saudades tuas... e só faz cinco meses que tu partiste
COMENTÁRIOS:

Em 17.07.08, às 11:26:43, Laryssa Lopes disse :
Oi linda....sempre que vc fala da vo me emociono...lindo o seu amor por ela....chorei ate agora.....morro de saudades e me culpo por ter ficado tao distante de uma pessoas tao especial...mais Deus sabe de todas as coisas ne!!! Descance nEle amada...Te amo em Cristo Jesus....
-->
Em 14.07.08, às 03:33:26, Silvia disse :
Ô minha tia amada...que bom vê-la por aqui...que bom partilhar toda a saudade que sinto da sua mãe e minha avó... A dor da saudade transcende o emocional e torna-se carnal...dói o peito, dói o corpo e principalmente a alma. Creio firmemente que Deus esteja cuidando de nós...Beijo no seu coração...te amo viu...
-->
Em 14.07.08, às 03:00:35, Dione disse :
Passei por aki, li, e não resisti, minhas lágrimas lavaram meu rosto, tive q. disfarçar, os meninos e o Eloy tavam do lado assintindo filme, mas por + q. tentasse deixei escapar um soluço q. tentava sufocar. . .Bjs em seu coração.Deus te dê forças suficiente p. levar em frente assim como tem dado a mim, mas existem mometos q. é impossével conter as lágrimas, é como li aki no seu blog, minha dor tem sido tão imensa q. escapa pelos olhos. . .Fike c. DeusDione
-->
Em 13.07.08, às 15:36:03, Silvia disse :
Bah Elizangela..nem sabes o quanto chorei quando redigi essas linhas...aliás, basta lembrar dela que meus olhos se enchem de lágrimas...Beijo pra vc...
-->
Em 13.07.08, às 14:24:53, Elisangela Sottili disse :
Ô minha prima,quase me matasse de emoção...Sem palavras pra expressar o amor de uma única vó que tive em minha vida...Saudades...
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflete aí comigo vai...