sábado, 6 de dezembro de 2008

01.05.08 - Minha vida com as galinhas...


Todas ou quase todas as memórias que tenho sobre a minha infância se passam no quintal da casa dos meus avós, na Avenida Paraná, nº 748, no Centro de Marilena. Sim, a casa era no centro, mas o quintal ocupava quase a quadra inteira. Tínhamos um pomar imenso, com goiabeiras, pés de ceriguela, mixirica, laranja, várias espécies de manga e até pêra e figo, frutas raras por lá, mas que foram trazidas do Rio Grande do Sul pelos meus avós. Era uma festa!!!!


Tinha estábulo para quando meu avô trazia da fazenda, seus cavalos de corrida (ele adorava as corridas de cavalo) e tinha também um imenso galinheiro. Mas fora as penosas que ficavam presas, havia milhares delas soltas pelo quintal....por conta disso, vivíamos com bicho de pé..heheheh .......era um horror, aqueles pés todos craquentos, calcanhares rachados de tanto andar de pé no chão e uma dúzia de bichos de pé, pra tia Nekka tirar (ela era meio doida por tirar bicho de pé e piolho da gente..hehe)...

Eu e a Simone, minha prima parceira de infância, assim como outros primos, vivíamos por lá....fazíamos bolo de barro, mas usávamos ovo de verdade que roubávamos dos ninhos perdidos pelo quintal....de vez enquando, dávamos o azar de quebrar um ovo choco...podrão....aquilo explodia na nossa cara (acho que tem uma pressão fenomenal dentro de um ovo podre)...putz...ninguém aguentava ficar perto da gente....na edícula da minha vó tinha um bannheiro para essas ocasiões.....sempre tinha alguém que ia espremer limão na gente. Só o bendito limão tirava o fedor....mas ardia pra caralho..heheheheh


Outras vezes, pegávamos os pintinhos e queríamos que eles fossem nossos filhos... era pácábá.... em uma ocasião, meu pintinho até cresceu, mas o excesso de cuidados, com banho, esmaltes na unha e perfumes, fez ele morrer...hehehe Tive primos que iniciaram suas vidas sexuais com as galinhas da vó Oliria... a vó, coitada, via as galinhas molengas e morrendo e achava que era uma praga que estava dizimando sua criação...mal sabia que os primos estavam metendo ficha nas penosas.... (nem eu sonhava ...fiquei sabendo anos mais tarde..heheh).


Putz...outra coisa horrível era limpar cocô de galinha...muito fedido gente... tinha que lavar as calçadas direto.... quando chegava a hora das penosas morrer, nem gostava de ver...mas como morava com a vó, tinha que ajudar a limpar as miseráveis....uiiiii mais fedor de pena queimada....hehehe


Às vezes a vó abria a galinha e ela estava cheia de ovos pré-prontos para serem botados....cada neto que por lá estava ganhava um, depois de cozido...achávamos o máximo.... viví isso por anos....até crescer... No fim do ano passado, quando cheguei na casa da vó pra ficar uns dias com ela, lá estavam as galinhas....desta vez, elas eram usadas estratégicamente para comer os caramujos que estavam invadindo o quintal .... minha mãe era a dona das penosas....às seis da manhã, as bichas começavam a cacarejar, pedindo milho....a Sandra que estava dormindo na sala, era a encarregada em alimentar as galinhas e suas famílias.... sim eram famílias...


Quando eu levava a vó para a cozinha, ela de longe observava as galinhas chocas com suas crias.....contava quantos pintinhos tinham....eram 12, depois foram diminuindo.. a vó controlava tudo....mal chegava na cozinha, ela batia os olhos e dizia...tá faltando um cinzinha, ou um marronzinho.... Dizia pra nós: dá uma lata de milho e meia de quirela pra eles...heheheh ...
Foram uns 10 dias cuidando da minha v'ó e revivendo a convivência com as galinhas.... as férias acabaram e vim embora....10 dias depois fui chamada para voltar pra lá.... a vó tinha ficado ainda mais doente....cheguei ao hospital às 15:02h....a visita na UTI começava às 15h... não pude vê-la... quantro horas mais tarde, ela morreria....


Na manhã do dia seguinte ao enterro, acompanhei minha mãe até a casa da vó para ajudá-la a tratar as galinhas.... buscando a presença da minha vó pela casa, ouvi um grito da minha mãe do lado de fora.....saí correndo... Uma outra galinha tinha tido mais 10 pintinhos.....imediatamente lembramos dela.....e choramos.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflete aí comigo vai...